sábado, 2 de dezembro de 2017

# aula da blogueira # Corel Draw

Criando Logotipo com Corel Draw

Ola galeras, tudo bem?
Falamos um pouco sobre o Photoshop e hoje vamos aprender a usar um pouquinho do Corel Draw. Para quem pretende cursar publicidade, adora desenhar e criar logotipos ou gosta de modificar os que já existem, trago um tutorial muito interessante. 
Criando logotipo com o Corel Draw.
Para criar um logotipo devemos antes desenha-lo num papel, fazer um esboço de como queremos que ele fiquei, logo depois fotografa-lo ou escanear a imagem e abrir no Corel.

Vetores, aprendi na aula de Informatica no dia 13/11.

Passo 1: Abra o Corel Draw no seu computador e clique no desenho de folha em branco no canto superior da pagina e depois em ok. Ira abrir uma nova pagina para você começar a trabalhar.


Passo 2: Clique em File e logo depois em Import. Seleciona a imagem que você quer vetorizar e clique ok. Eu escolhi uma imagem do google mesmo para criar um logotipo pro blog como exemplo pra vocês.


Passo 3: Puxe a seta que irá aparecer na tela e deixe no tamanho que você deseja a imagem (pode alterar depois o tamanho), clique com o botão direito em cima da imagem e clique em Lock Object. Fazendo isso, você estará bloqueando a imagem, agora vai poder desenhar por cima dela sem perder a original. 

Passo 4: Use e abuse da Lupa. No canto esquerdo da tela, você tem algumas ferramentas, entre elas temos uma lupa, selecione essa e clique bem em cima da imagem que você deseja copiar, clique quantas vezes achar necessário, quanto maior o zoom da imagem, mas preciso sera o seu ponto. 
Depois que ja encontrou um tamanho bom para o seu desenho, clique na ferramenta abaixo da Lupa, fique segurando um pouco e vai aparecer um caixa ao lado com outras ferramentas, clique na Bézier
a ferramenta Bézier sera sua melhor amiga daqui pra frente.

Passo 5: Com a Bézier, clique em todos os pontos da sua imagem em linha reta, não podemos marcar as curvas, é só ir clicando fazendo ponto a ponto todo o contorno do desenho.
após marcar todo o desenho, o ultimo ponto deve ficar exatamente em cima do primeiro, para que o programa entenda que você fechou a imagem. 

DICA: Se a linha do seu desenho for preta, faça o primeiro traço com a Bézier e clique com o botão direito em outra cor, na caixa de cores ao lado direito. assim você terá suas linha mais visíveis no desenho, como fiz na foto abaixo as linha em laranja. 


Passo 6: agora que você já contornou todo seu desenho, vamos usar a segunda ferramenta da nossa caixa, Shape Tool, dê um clique na Shape Tool (1), clique no meio de umas das linhas feitas com a Bézier (2), e depois la em cima clique em Convert to Curve (3)
Fazendo esses três passos, você tem o total controle da sua linha para deixa-la na curva da imagem, é só puxar a linha para o formato da imagem. Por isso disse no passo anterior que não podemos marcar as curvas com a Bézier, somente linhas retas. 


Passo 7: Repita o processo até concluir a imagem. 
Ponto com Shape Tool, Convert to curve para deixar no formato do desenho. 

Passo 8: Caso alguma parte do desenho você não consiga deixar exatamente no contorno correto da imagem, clique nos pontos (aqueles que você fez la no inicio) cada ponto vai surgir duas flechas azuis, com elas você consegue mover o traço para ter o contorno preciso. 


Passo 9: Faça o mesmo processo no lado de dentro caso a imagem tenha detalhes que você queira utilizar.
Depois de todo contorno, clique na primeira ferramenta, a seta branca, Pick Tool , e faça um quadrado em volta do desenho, diminua o zoom da imagem  e arraste o desenho para o lado.
Clique com o botão direito em cima da imagem, desbloqueie e apague. 


Passo 10: Pronto, agora é só usar a criatividade e pintar o seu logo nas cores que você desejar.
Depois de pintar, faça um quadrado selecionando todo o desenho novamente e clique com o botão direito no quadrado de cores onde tem um X no meio, o primeiro da paleta de cores no lado direito, fazendo isso, vai sumir as linhas que você havia feito, no meu caso, sumiu as linhas laranjas. Agora clique na ferramenta de texto A , no canto esquerdo e escreve o que você quiser, na parte de cima você encontra as opções de fontes e Negrito, Itálico  Sublinhado. 
 aconselho a puxar as réguas para ter uma noção exata do tamanho que deve ficar as tuas palavras, basta puxar a linha ao lado das ferramentas onde tem alguns números, do lado esquerdo para o lado direito e de cima para baixo, use como margem o tamanho da sua imagem.

Clique em File, Export, selecione o local onde você quer salvar a imagem e selecione a opção JPG, clique em Ok na caixa que aparecer e pronto. 





O que vocês acharam desse tutorial? É um pouco mais difícil que o outro né? 
Mas a vida é assim mesmo, cada dia mais difícil para que nós possamos nos superar sempre!

Com a pratica a gente vai aprendendo e logo não sente mais as dificuldades, lembro que a primeira vez que vetorizei uma imagem demorei 45 minutos para fazer (era o desenho do batman), depois meu professor me deu 22 imagens entre fáceis e extremamente detalhadas para vetorizar, até a 4 foi devagar, depois eu já estava fazendo as imagens rapidinho, então mesmo que vocês achem difícil esse que mostrei hoje, vão treinando um pouquinho por dia, peguem logotipos de empresas grandes no Google imagens e vão treinando, eu tenho certeza que em breve vocês estarão fazendo o logotipo de vocês.

Vou deixar aqui embaixo alguns que eu fiz em aula: 




Espero que tenham gostado, beijos e até mais. 

8 comentários:

  1. Muito muito obrigado, minha querida :D

    Sou super fã deste género de tutoriais por serem muito úteis :D Terei de tentar :D

    NEW REVIEW POST | KIKO PRIMER: Pele Matte, de Veludo e IMPEC?
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miguel, tudo bem?
      Que bom que gostou!!!
      Faça mesmo, verá que é bem facil.


      Beijos

      Excluir
  2. Wow, so useful post, nice tips, thank u for sharing!
    Great post darling, so nice and interesting.
    Enjoy in the weekend!

    New post is on my blog.
    Visit me,Hope see you soon. Maleficent

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Linda, obrigada pela visita.
      fico feliz que tenha gostado do post.

      Beijos

      Excluir
  3. Olha que não conhecia essa dica mas para quem adoro esse tipo de coisas vai gostar muito
    gostei da tua partilha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia, tudo bem?
      Sim, quem gosta de mexer com logotipo vai adorar, eu estou ficando encantada com tudo que podemos fazer nesse programa.

      Beijos

      Excluir
  4. Meu Deus???? Olha esse resultado, eu nem imaginava que dava pra fazer algo assim, que maravilhoso! Parece bem mais complicado que o outro mesmo, mas sem dúvidas o resultado compensa!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabss, é um pouquinho mais complicado mas vale a pena sim, imagina quantas imagens você pode criar e ir brincando até encontrar o logotipo que realmente te representa?

      Beijooos

      Excluir

Oiii gente!!!
Obrigada por visitar meu blog, deixa teu comentário e não esquece de colocar teu link pra eu retribuir a visita, hein!!! ♥

Beijo, se cuidem!

Popular